Nunca é Tarde para Começar

Quem não quer chegar aos 50, 60, 70 anos, com a mesma disposição dos 20? Ou simplesmente com independência para realizar as atividades da vida diária, com mais segurança, harmonia e vigor? O importante é levar uma vida mais saudável, com acompanhamento médico, nutricional e estar dentro de um programa de atividade física.

A maturidade é um período onde já ocorreram várias mudanças no nível hormonal, composição óssea e no percentual da massa magra (músculo), e por outro lado, já foram conquistados quase todos os desejos e a independência necessária. O que não podemos esquecer é que se neste período não foi destinado nenhum tempinho por semana para praticar algum esporte ou um simples programa de atividade física, não é motivo para desanimar, ainda há tempo para correr atrás do prejuízo.

Podemos começar com o acompanhamento do seu médico, com todos os exames necessários, próximo passo é um acompanhamento nutricional e de um profissional de Educação Física especializado. O mais importante é que nas estratégias adotadas nos treinamentos, esteja sempre presente o trabalho que envolva o ganho de flexibilidade, fortalecimento da região do core (tronco e abdômen), equilíbrio, agilidade, coordenação motora, percepção de espaço e tempo, trabalhos que desafiem o sistema nervoso central, o sistema sensório motor e estimule o raciocínio, proporcionando assim um corpo mais inteligente, e protegido principalmente de possíveis quedas. Não importa se é em uma academia, no parque ou no seu clube, o importante é praticar algum tipo de atividade física, que lhe agrade e que tenha uma frequência semanal.

Pensando em todos estes estímulos é que não podemos ficar somente nos trabalhos tradicionais, como cardiovasculares (ex.: só a esteira) e fortalecimento muscular (ex.: só os aparelhos de musculação), mas sim que o fortalecimento muscular não seja feito somente de forma localizada, e sim com exercícios integrados e com pesos livres, utilizando assim o corpo todo.

Maturidade é a época ideal para planejar  viagens, festas, frequentar a academia, renovar o plano no clube. Afinal, nunca é tarde para começar!

Rodrigo Assi – Diretor Técnico – Move Up Sports – Treinando Atletas da Vida Real

Anúncios

Sobre core360


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: